quarta-feira, 18 de maio de 2011

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Caríssimos irmãos e irmãs,

Vamos dar inicio à preparação da Festa da Padroeira de nossa paróquia.

De 20 a 28 de maio, celebraremos o seu novenário. Esses dias serão vividos com profunda espiritualidade e renovação sincera de nossa fé e participação mais consciente, em nossa comunidade. A festa sempre nos proporciona momentos de alegria, louvor, busca de Deus e nos incentiva a renovar o nosso amor à Igreja como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.

Neste ano, nas noites de celebração e evangelização, vamos refletir as sete cartas dirigidas às sete igrejas, como nos narra o livro do Apocalipse. Para cada noite, o tema será: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas”. Vigiemos de ouvidos e corações abertos, para escutar a voz do Espírito às igrejas, a nós, em nossa comunidade de fé. A cada noite, uma carta será meditada, tendo sempre presente o convite que o Senhor nos faz ao testemunho e conversão.

Em todas as noites, a Eucaristia será celebrada, às 19h30min. A Solenidade em honra da Padroeira será no domingo dia 29, com a concelebração eucarística às 08h e, à tarde, às 16h, solene procissão com a imagem de Nossa Senhora, pelas ruas do Conjunto Eustáquio Gomes.

Você e sua família são nossos convidados, venham participar e se alegrar conosco, na Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Sua presença e colaboração são fundamentais, para abrilhantar, ainda mais, os nossos louvores à Virgem Maria, mulher da escuta e da obediência à Palavra de Deus, verdadeiro modelo da Igreja.

Que a Toda Santa Mãe de Deus, Auxiliadora nossa, rogue ao seu Divino Filho para que não sejamos meros ouvintes, mas, como ela, praticantes da Palavra que o Espírito sempre diz a todos nós, templos vivos de Cristo.

Côn. José Kermes Martins

Pároco

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 20

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à Igreja de Éfeso: “Apesar de atuante, você abandonou o primeiro amor!” (Ap.2,1-7).

- As comunidades devem trabalhar, questionar, engajar-se na luta de cada dia pelos direitos de todos, pela construção da nova sociedade. Devem elas evangelizar, principalmente. Evangelizar pela palavra e pelo testemunho. Todavia, se faltar o amor de Deus, se faltar a adesão a Jesus Cristo, se faltar a vida do Espírito, toda essa atividade perderá sua dimensão de fé.

Pregador: Mons. Celso Alípio Mendes e Silva

Liderança: Apostolado da Oração / MEJ

Coral: Filhos de Maria Auxiliadora

Sábado – 21 de maio

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja de Esmirna: “Apesar de pobre, você é rica!” (Ap.2,8-11)

- A comunidade deve reanimar-se, enfrentar as crises, ter coragem, deixar de ser apática, medrosa e acovardada. É preciso mostrar que acredita na força da ressurreição, na força do Ressuscitado. É um contrassenso ser comunidade cristã que acredita no Ressuscitado e, ao mesmo tempo, ser desanimada, apática, medrosa!

Pregador: Diác. José Luciano Duarte dos Santos

Liderança: P. da Juventude / EJC / Acól. / Ancilas / Crismandos / Inf. Missionária

Coral: Nossa Senhora de Guadalupe

Domingo – 22

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas: “Aproximai-vos do Senhor, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus em Jesus Cristo.

- Cada cristão unido pela fé em Jesus ressuscitado, forma e participa com seus irmãos da construção do novo povo de Deus, a Igreja.

Pregador: Côn. Jose Kermes Martins Silva

Liderança: P.: Criança / Esperança / Batismo / Idosos / Enfermos / Comunicação

Coral: Santa Terezinha

Segunda-feira - 23

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja de Pérgamo: “Apesar de perseguida, você não renegou sua fé!” (Ap. 2,12-17)

- Até que ponto as nossas comunidades podem e devem politizar-se, sem se comprometer com ideologias, sistemas, métodos ou partidos. Achar um ponto de equilíbrio entre a radicalidade evangélica e os compromissos políticos e partidários é um desafio para o cristão.

Pregador: Diác. José Alex da Silva Barbosa

Liderança: Movimentos Marianos – Homens do Terço

Coral: Homens do Terço

Terça-feira - 24

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a igreja de Tiatira: “Apesar do esforço, você deixa em paz os falsos lideres!” (Ap. 2,18-29).

- Na luta pela construção da fraternidade e comunhão entre todos, a comunidade não pode permitir que, em nome de uma falsa caridade e de uma abertura progressista, grupos radicais atuem livremente dentro do espaço eclesial. A comunidade deve ser exigente e dura no apelo à conversão de grupos que com ela queiram conviver.

Pregador: Diác. Erivaldo Xavier da Silva

Liderança: Amigos de S. Antônio / Vicentinos / Catequese / Com.Trindade Santa

Coral: Família Cantando a Vida

Quarta-feira – 25

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja de Sardes: “Apesar da fama de estar viva, você está morta!” (Ap.3,1-6).

- Existe uma grande tentação para as nossas comunidades: a de caminharem sozinhas, seguindo os seus próprios planos, as próprias prioridades, os próprios líderes. Acreditam ser autênticas e proféticas pelo fato de se distanciarem da “Igreja institucional”, com sua doutrina, moral e liturgia.

Pregador: Côn. João José de Santana Neto

Liderança: ECC – Pastoral da Família

Coral: ECC

Quinta-feira - 26

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à Igreja de Filadélfia: “Apesar da fraqueza, você não renegou meu nome!” (Ap. 3,7-13).

- É na fraqueza, na limitação, na humildade, que estão – segundo Deus – os germes do futuro melhor, da vida plena. Deus é o único, o Absoluto. É Ele quem pode dar força e coragem. Crer nele é preciso. Ele é o nome novo que dá vida nova.

Pregador: Pe. Augusto Jorge Pessoa

Liderança: Renovação Carismática – Grupo da Divina Misericórdia

Coral: Adonai

Sexta-feira - 27

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja de Laodiceia: “Apesar de rico, você é infeliz, miserável, pobre, cego e nu!” (Ap. 3, 14-22).

- Há comunidades quentes e comunidades frias. Umas ativas, atuantes, plenas da força do Espírito e que testemunham o evangelho sem medo. Há outras desiludidas, paradas, ociosas e mortas. Há, porém, comunidades mornas, aquelas que na caminhada ficam no “mais ou menos”! Essas não se comprometem com o Evangelho, aceitam somente aquilo que lhe convém, não aderem plenamente a Jesus Cristo.

Pregador: Pe. Eduardo Tadeu Lopes da Silva

Liderança: Comunidades: Lucila Toledo – Jardim Saúde

Coral: Nossa Senhora das Dores

Sábado - 28

Tema: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:Maria, cheia de Graça é modelo testemunho da igreja participante da plena gloria de Deus”.

- A Igreja conduzida pela graça do Espírito caminha neste mundo, em meio às alegrias e tristezas, sempre movida pela esperança, vendo em Maria a discípula e testemunha fiel, modelo da igreja plenamente santificada em Cristo.

Pregador: Côn. José Kermes Martins Silva

Liderança: Comunidade de Inocoop – Dizimistas

Coral: Nossa Senhora Aparecida

Domingo – 29 – DIA DA FESTA

Tema: Maria Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós, para que sejamos verdadeiros discípulos missionários numa Igreja a serviço do Reino.

Pregador: Dom Antonio Fernandes Muniz O.Carm.

Liderança: Toda Comunidade – Padrinhos e Madrinhas

Coral: Unidos em Cristo

PROCISSÃO: 16 horas, encerrando-se com a

CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário